logo

Núcleo Plantão da Defensoria Pública do DF

O Núcleo Plantão da Defensoria Pública do Distrito Federal atende a todos casos de natureza urgente em que há risco grave de perecer o direito do cidadão. Esta foi uma forma que a Instituição encontrou para cuidar do direito da pessoa que precisa de assistência jurídica fora do expediente normal dos Fóruns, ou seja, entre 19h às 12h do dia seguinte.

Os principais casos atendidos pelo Núcleo Plantão são ações de pedido de UTI nos hospitais, habeas corpus, liberdade provisória, revogação de prisão cível quando o cidadão já pagou os alimentos e continua preso por algum motivo, liberação de corpo para sepultamento, autorização de viagem de menor ao exterior e demais casos de natureza urgente.

A Defensoria Pública do DF mantém o compromisso de estar sempre "acordada" para permanecer na defesa do assistido que nos procura, independente do horário.

Dentro do horário normal, o atendimento é feito pelos Núcleos (confira endereços e horários). Com isso, firmamos o compromisso de que jamais a Defensoria Pública do DF fecha as suas portas portanto funciona 24 horas: dia, noite, madrugada, inclusive sábados, domingos e feriados. SE O FÓRUM ESTIVER FECHADO, procure o nosso Plantão, pois  ele estará de portas abertas para lhe atender.