O que é a Campanha Janeiro Branco?

07 de janeiro de 2019 – A Campanha Janeiro Branco é uma campanha dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, pensamentos e comportamentos.

A campanha visa sensibilizar as mídias, as instituições sociais, públicas e privadas, e os poderes constituídos, públicos e privados, em relação à importância de projetos estratégicos, políticas públicas, recursos financeiros, espaços sociais e iniciativas socioculturais empenhados em valorizar e em atender as demandas individuais e coletivas, direta ou indiretamente, relacionadas aos universos da Saúde Mental.

Os cinco objetivos da Campanha Janeiro Branco são:

1 – Fazer do mês de Janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas e instituições sociais do mundo reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das próprias instituições.

2 – Chamar a atenção de todo o mundo para os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional nas vidas das pessoas.

3 – Aproveitar a simbologia do início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para investirem e garantirem Saúde Mental e Saúde Emocional em suas vidas e nas vidas de todos ao seu redor.

4 – Chamar a atenção das mídias e das instituições sociais, públicas e privadas, para a importância da promoção da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos.

5 – Contribuir, decisivamente, para a construção, o fortalecimento e a disseminação de uma “cultura da Saúde Mental” que favoreça, estimule e garanta a efetiva elaboração de políticas públicas em benefício da Saúde Mental dos indivíduos e das instituições.

Acesse http://janeirobranco.com.br/projeto-janeiro-branco/ e saiba mais.

A Defensoria Pública do Distrito Federal conta com Núcleo de Assistência Jurídica especializado no atendimento jurídico para os usuários do sistema de saúde pública que necessitem de consultas, exames e tratamentos diversos, inclusive de saúde mental. Para a realização de atendimento, é importante comparecer com os documentos pessoais do paciente e relatórios, receitas e exames médicos.

Núcleo de Assistência Jurídica da Saúde – Setor Comercial Norte, Quadra 01, Lote G, Ed. Rossi Esplanada Business, loja 01, próximo ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN).

A Defensoria Pública do DF promove atendimento psicossocial aos usuários de seus serviços, por meio da Subsecretaria de Atividade Psicossocial (Suap), que tem o objetivo de aprimorar o atendimento destinado à garantia dos direitos da população em situação de vulnerabilidade social, assim como promover a qualidade do serviço por meio do atendimento técnico, formado por psicólogos e assistentes sociais que prestam assistência integrada aos núcleos de atendimento e à sua população assistida.

Entre os serviços prestados estão:

* Atender casos encaminhados pelos núcleos, que necessitem de acompanhamento psicossocial.

* Encaminhar casos que demandem apoio da rede de assistência social.

* Sistematizar sugestões de psicólogos e assistentes sociais para contribuir na melhoria do atendimento.

* Criar, implementar e promover projetos sociais da DPDF.

Subsecretaria de Atividade Psicossocial (Suap) – Setor Comercial Norte, Quadra 01, Lote G, Ed. Rossi Esplanada Bussiness, térreo.