Professores de unidades de internação socioeducativas farão Curso Básico de Comunicação Não-Violenta

07 de março de 2019 – A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) promoverá o Curso Básico de Comunicação Não-Violenta, no âmbito do Programa Comunicação Restaurativa. A atividade terá início na próxima semana e acontecerá na Escola de Assistência Jurídica (Easjur) nos dias 14, 21 e 28 de março, e 04 e 11 de abril, das 14h às 17h.

Trata-se de uma parceria entre a DPDF, a Easjur e a Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal, que irá inscrever 30 professores dos Núcleos de Ensino das Unidades de Internação Socioeducativas de todo o DF.

O objetivo central do Programa Comunicação Restaurativa, lançado em junho de 2018, é que cada escola utilize essa comunicação como instrumento de fortalecimento de projetos pedagógicos já existentes ou de criação de novas propostas de utilização, favorecendo a diminuição de conflitos gerados no ambiente escolar.

A Comunicação Não-Violenta é uma técnica desenvolvida na década de 60 pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg, que apoia o estabelecimento de relações de parceria e cooperação em que predomina uma comunicação eficaz e com empatia. A educação neste modo de comunicação já era observada no projeto de mesmo nome da DPDF que existe desde 2016. O programa Comunicação Restaurativa veio com o diferencial de atender não somente servidores das escolas, mas também pais e alunos da comunidade.